APFTV
 
 
 






 
 
 
 
ambiente > legislação > resíduos
RESÍDUOS
 
Os resíduos de produtos e os resíduos de embalagens do nosso sector, como todos os resíduos da indústria, são classificados em:

Resíduos equiparados a urbanos

Resíduos indústriais

A classificação dos resíduos deve ser feita de acordo com a Lista Europeia de Resíduos (LER), publicada em Portaria que define ainda as operações de valorização e de eliminação de resíduos.

Anualmente as empresas são obrigadas a proceder ao Registo Electrónico de Resíduos, no portal do SIRAPA em http://sirapa.apambiente.pt/SIRAPA_Ext_Org/Principal.aspx.

Para informações mais detalhadas sobre resíduos, consultar o site da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) em: www.apambiente.pt/POLITICASAMBIENTE/RESIDUOS.

A gestão de embalagens e resíduos de embalagens é regulamentada por legislação própria, podendo os operadores económicos optar pelo sistema de consignação aplicável a embalagens reutilizáveis e não reutilizáveis ou pelo sistema integrado aplicável apenas às embalagens não reutilizáveis. No nosso Sector o sistema mais generalizado é o sistema integrado gerido pela Sociedade Ponto Verde (SPV).

Para informações mais detalhadas sobre a gestão de embalagens e resíduos de embalagem, consultar o site da Sociedade Ponto Verde (SPV) em: www.pontoverde.pt