APFTV
 
 
 






 
 
 
 
segurança
SEGURANÇA
 
A indústria de tintas e a segurança

A nossa indústria reconhece há muito a importância de proteger a saúde e segurança dos trabalhadores do sector, dos seus clientes e o meio ambiente. As práticas de trabalho usadas, os produtos desenvolvidos e fabricados e o apoio prestado a trabalhadores e clientes e à comunidade são exemplos de uma tradição de comprometimento e responsabilidade.

Os fabricantes de tintas dão grande ênfase, no desenvolvimento de novos produtos, à protecção do meio ambiente, procurando novas tecnologias que ofereçam, juntamente com a segurança e impacto ambiental reduzido, melhor desempenho dos produtos. Esta consciência das exigências da higiene, segurança e protecção ambiental tornou-se parte integrante de estar no mercado.


A segurança dos produtos
As preparações perigosas seguem as disposições da legislação específica, no que respeita à classificação, embalagem e rotulagem e às restrições e autorizações impostas pelo REACH..

As tintas são classificadas em função da sua perigosidade intrínseca e que é devida à sua composição. Distinguem-se três categorias de perigo:

- Perigos físico-químicos – inflamabilidade devida aos solventes orgânicos
- Comburência de certos constituintes excepcionalmente presentes, como os peróxidos;
- Perigos para a saúde, que se classificam convencionalmente nas seguintes categorias:


Muito tóxico;

Tóxico;

Nocivo;

Irritante;

Corrosivo;

Sensibilizante;

Cancerígeno;

Mutagénico;

Tóxico para a reprodução;

Nocivo para o ambiente.

Etiquetagem de perigo

Constitui a informação primária para o utilizador sobre os perigos das tintas e a respectiva protecção individual. Se a preparação for classificada como perigosa, deve ser rotulada com uma etiqueta com indicações sucintas, facilmente compreensíveis:
Símbolo com a natureza do perigo
Frases explicando os perigos específicos (frases S)
Frases obrigatórias sobre as precauções a tomar durante a manipulação, de acordo com os riscos associados (frases R)


Ficha de Dados de Segurança


Fornecida obrigatoriamente aos utilizadores profissionais para todas as tintas classificadas como perigosas, ou contendo substâncias perigosas acima de 0,1 %. Trata de uma forma mais completa e detalhada o conteúdo da etiqueta, permitindo aos utilizadores a manipulação e aplicação dos produtos, evitando riscos.
As fichas de dados de segurança são da responsabilidade do fabricante e devem obedecer a um formato regulamentado.


Limitação à colocação no mercado


Certas preparações contendo substâncias perigosas estão submetidas a restrições de colocação no mercado, nomeadamente as tintas e vernizes destinados ao grande público.